quinta-feira, 28 de abril de 2011

POEMA

O Professor está sempre errado
Quando...

É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia".
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta ao Colégio, é um "chato".
Precisa faltar, é "turista".
Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama à atenção, é um grosso.
Não chama à atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances do aluno.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é "debochado".
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, "deu mole".

É, o professor está sempre errado mas, se conseguiste ler até aqui, agradece a ele!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

ENSINAR E SER UM BOM PROFESSOR

ENSINAR E SER UM BOM PROFESSOR

Ensinar é muito mais que apenas transmitir informação. Assim como aprender é mais do que apenas absorver o que foi ensinado. Um professor bem sucedido deve ser capaz de se ajustar a uma larga variedade de estudantes, o que significa se ajustar a experiências diferentes, conhecendo estilos e atitudes para aprender, inclusive insegurança, excesso de confiança, ansiedade, preconceito, falta de motivação e até um medo irracional do assunto, quase sempre explicados pela frase "Eu não dou para isso". Geralmente a verdadeira razão é que tiveram maus professores, e por isso incapazes de motivá-los e transformar o APRENDER em algo prazeroso. O Professor completo é aquele que é também Educador, que sente prazer em provocar Aprendizagem.
O bom ensino se apresenta em muitas variedades, que podem ser vistas facilmente ao observar os estilos pedagógicos diferentes de todos os bons professores. O bom professor é aquele que procura conhecer e adaptar sua ação aos Estilos de Aprender de seus alunos. Porém, eu penso que há vários elementos comuns que podem ser identificados s em qualquer bom professor, e que podem ser resumidos na seguinte lista de metas:
·         Comunique-se com eficiência: Dizer algo que é verdade ou correto e que foi fácil para você entender, não significa que seus estudantes entenderão isso também. Você precisa olhar para o material através dos olhos deles, de forma que possa imaginar como eles reagirão ao que você lhes comunica.
·         Ajude seus estudantes a aperfeiçoar suas habilidades analíticas: É melhor ajudá-los a resolver um problema difícil do que resolvê-lo completamente para eles.
·         Embora no principio leve mais tempo, na próxima vez que eles encontrarem um problema semelhante eles poderão resolvê-lo. Esse método chama-se APRENDIZAGEM ATIVA e é um dos métodos para se chegar ao APRENDER A APRENDER.
·         Encoraje a criatividade de seus estudantes: Até estudantes que freqüentam cursos de matemática de nível médio podem ser muito criativos se receberem a oportunidade. O problema mais comum deles é que ninguém os ensinou como se fazer perguntas certas, que podem guiar o fluxo da sua intuição.
·         Mostre a seus estudantes como se comunicar com eficiência: Estando aptos a escrever coerentemente (e a expressar-se oralmente com eficiência) significa que eles realmente entenderam o assunto, e isso poderia ser a diferença entre "quase entender" e dominar o mesmo assunto.
·         Estimule o interesse e o prazer de seus estudantes pela matemática: Se você está ensinando um curso que tenha de usar matemática ou estatística evite forçá-los a decorar formulas mas faça-os compreendê-las. Aprender a utilidade E aplicações de formulas é mais importante que saber usá-las mecanicamente.
·         Promova interação entre estudantes: Ser capaz de trabalhar com outras pessoas é uma habilidade muito importante no mundo moderno, e também os ajudará a serem mais produtivos em sua classe.
·         Seja um avaliador justo: Muitos estudantes são profundamente preocupados com as notas (avaliações) que recebem. Explique claramente a seus estudantes o que é necessário para obter boas notas em sua classe, e não deixe parecer que é mais difícil ou mais fácil do que realmente é. Professor que tem prazer em reprovar alunos não é educador. É terrorista.
·         Entretenha seus estudantes: É mais fácil interagir com alguém que esta de bom humor. Procure tornar suas aulas num ambiente agradável Aprenda com sua experiência: Se algo foi particularmente bem (ou mal), pergunte a si próprio qual foi a razão. Há muitas coisas que nossos estudantes podem nos ensinar, até mesmo quando não estão conscientes disso.
·         Goste de ensinar: Afinal de contas, você está fazendo algo que gosta. Se divirta ensinando, e deixe isso transparecer! Ensinar é divertido--ou deveria ser. Professores têm o poder para entediar seus estudantes às lágrimas ou fazer suas vidas mais divertidas, ricas, e reflexivas. Quando isso acontece com os estudantes, o professor também nunca estará entediado.

         Uma excelente filosofia sobre o ENSINO está muito bem definida na afirmação: abaixo: “Os IGNORANTES, que acham saber tudo, privam -se de um dos maiores prazeres da vida: APRENDER”.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

ETNOMATEMÁTICA

Olá professores e estudantes de matemática, todos já devem ter ouvido falar nesse termo "ETNOMATEMÁTICA" que de acordo com D'Ambrósio essa palavra foi cunhada da junção dos termos techné, mátema e etno. Segundo o mesmo o Programa Etnomatemática "tem seu comportamento alimentado pela aquisição de conhecimento, de fazer(es) e de saber(es) que lhes permitam sobreviver e transcender, através de maneiras, de modos, de técnicas, de artes (techné ou 'ticas') de explicar, de conhecer, de entender, de lidar com, de conviver com (mátema) a realidade natural e sociocultural (etno) na qual ele, homem, está inserido."

Com isso, podemos dizer que a etnomatemática é a matemática construída por culturas, ou seja, nasce da necessidade que cada povo ou determinado grupo social tem de utilizar-se de métodos que envolvem uma matemática na maioria das vezes que não está nos livros escolares.

Para os que ainda querem pesquisar mais sobre esse tema que na atualidade é uma das principais tendências em educação matemática pode ler alguns livros e artigos do que  hoje é considerado o pai da etnomatemática Ubiratan D'ambrósio.


Fonte:pt.wikipedia.org/wiki/Etnomatemática

sábado, 16 de abril de 2011

LINK MUITO BOM


Esse link é muito importante não só para os que estudam matemática, mas principalmente para aqueles que estão estudando para vestibulares e concursos ou para professores e alunos interessados em conteúdo para baixar.Valeu pessoal um grande abraço.

http://www.4shared.com/dir/vgrDEAVN/_online.html

quinta-feira, 14 de abril de 2011

ENTREVISTA


 Entrevista com o professor João Lucas Barbosa, onde esse fala um pouco sobre o mercado de trabalho para os matemáticos.


Entrevista

Matemáticos têm emprego garantido
Entrevista - João Lucas Barbosa - presidente da Sociedade Brasileira de Matemática
Jones Santos
A matemática continua sendo o bicho-de-sete-cabeças de muitos estudantes. Nos cursos de graduação sobram vagas. Mas também sobram vagas no mercado de trabalho. É o que afirma o professor João Lucas Barbosa, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática. Pós-doutor pela Universidade de Stanford, Barbosa esteve na Universidade Federal do Pará onde proferiu a palestra "O Teorema de Pitágoras é mesmo de Pitágoras?". Na entrevista a seguir, ele comenta temas como o mercado de trabalho e a situação do ensino da matemática no Brasil.
Existe uma data em que se possa dizer que ocorreu o nascimento da matemática?
O nascimento da matemática é quase tão antigo quanto o nascimento da linguagem e da arte. Ela surgiu por volta de 5.000 anos a.C. no Egito, mas aproximadamente na mesma época apareceu também nas áreas do Japão e da China. Por volta de 3.000 a.C. já existiam obras de engenharia, como as pirâmides, que revelam um conhecimento matemático muito forte.
O senhor defende a tese de que o Teorema de Pitágoras não foi descoberto pelo Pitágoras...
O Teorema de Pitágoras já era conhecido pelos egípcios, três civilizações antes da grega. E foi conhecido na sua totalidade, na forma direta e inversa, pelos assírios e babilônios. Pitágoras foi um líder político-religioso e criou o movimento chamado "Pitagorismo". Esse movimento foi responsável por três grandes coisas. A primeira foi a criação da Teoria Musical. O violão ou o piano não são feitos do nada, eles se baseiam em conhecimento matemático. A segunda foi a Teoria dos Números e a terceira foi a descoberta dos números não racionais. Acho que o Teorema de Pitágoras é associado a ele por causa da descoberta da raiz quadrada de 2, que é um número irracional. Quando eles tinham um triângulo retângulo com dois catetos iguais a 1, a hipotenusa deveria ser um número que elevado ao quadrado fosse igual a 2. Quando eles perceberam que não poderiam mensurar essa quantidade toda, a cosmologia deles caiu, pois o universo era tido pelos gregos como um conjunto de partículas sólidas onde tudo era possível de ser mensurado.
Quais as áreas onde as descobertas de Pitágoras ainda são muito relevantes?
A Teoria dos Números é algo extremamente importante. Na segurança bancária, por exemplo, são usados códigos. As informações enviadas ao banco são primeiramente codificadas com números que ninguém sabe e depois decodificadas. Infelizmente há pessoas muito inteligentes que conseguem quebrar esses códigos.
Qual a realidade do mercado para o profissional de matemática no Brasil?
Há duas grandes vertentes de emprego para o profissional da matemática. A primeira é ele ser professor universitário e a segunda é trabalhar em alguma empresa. E ainda tem o licenciado, que trabalha no ensino médio e secundário. Mas professor universitário é o emprego mais comum. Na matemática há muito mais vaga de emprego que candidatos. O número de doutores que está sendo formado não chega a cobrir os que estão se aposentando. Para aqueles que têm mestrado, a oferta de empregos já é muito grande. As universidades privadas brigam por professores que têm mestrado. Os que têm doutorado, nem se fala... não dá nem para as universidades federais.
E existem vagas na pós-graduação para formar esses profissionais?
Existem. Todos os cursos de pós-graduação estão funcionando a "meio-pau", como se diz. Temos um parque enorme estabelecido e todos rodando abaixo do que poderiam. Há doutorados como o da USP, o qual tem mais de uma centena de professores e poderiam estar funcionando com quase 300 alunos, mas estão funcionando com menos de 60. O único curso que funciona com toda a sua capacidade é o da Unicamp, porque tem uma marca muito forte. Espaço para formação tem bastante. Poderia acomodar mais alunos sem ser necessário alterar os cursos e quase sem nenhuma despesa a mais.
No Brasil, há um fosso entre as regiões Norte e Sul no que diz respeito ao desenvolvimento científico. Na matemática também se observa isso?
Essa mesma questão pode ser colocada em relação a países. Vou primeiro falar sobre isso. Em que posição o Brasil estaria em relação ao contexto internacional? O Brasil progrediu muito. A matemática brasileira tem pouco mais de 50 anos de idade. Os primeiros doutores de matemática estão vivos. Existe uma classificação internacional da União Internacional de Matemática que classifica os países de acordo com sua produção nessa ciência. Os níveis vão de 1 a 5 e o Brasil, em 50 anos, passou do nível 1 ao 4. E, além do mais, o prestígio da matemática brasileira no exterior é muito grande. Temos o Instituto Brasileiro de Matemática Pura e Aplicada que é conhecido no mundo inteiro. Com relação à diferença entre os estados brasileiros, não é só dizer "São Paulo está mais desenvolvido que o Ceará, ou mais que o Pará". Você vai encontrar, por exemplo, aqui no Pará, na UFPA, profissionais que estão produzindo matemática da mais alta qualidade, publicando em revistas internacionais de primeira linha. Agora se medirmos isso pelo número de doutores, São Paulo leva vantagem enorme. Mas não significa dizer que as grandes invenções matemáticas vão ser feitas em São Paulo, depende do trabalho individual dos professores. Em contrapartida, o ensino brasileiro de matemática vai muito mal. E, nessa questão, o ensino daqui certamente não é pior do que o de São Paulo.
A matemática ainda é um bicho de-sete-cabeças para os estudantes?
Sim, infelizmente. Mas quem consegue aprender a matemática considera que ela é a ciência mais fácil do mundo. E por uma razão muito simples: na matemática você não precisa decorar nada. É uma ciência lógica, você deduz tudo. E ela é uma linguagem. A linguagem das ciências. No vestibular, os alunos se dividem entre os que gostam de matemática e os que não gostam. Por que se você não gosta de matemática, você vai ter dificuldades em física, química, biologia e no futuro também em sociologia, psicologia... Porque todas as ciências estão evoluindo e usam cada vez mais matemática. É uma questão de tempo. Na Sociedade Brasileira de Matemática, nós acreditamos que o problema não está no aluno. Em todos os testes que aplicamos, encontramos alunos com potencial gigantesco para aprender matemática. Agora, se você tem um professor que diz que matemática é difícil ainda quando você é muito jovem, você vai acreditar pro resto da vida que matemática é difícil. Se ele lhe coloca um problema que está muito acima da sua capacidade de resolver, você vai considerar que aquilo não é uma das coisas mais fáceis que você pode aprender na vida. É uma questão de ajuste do ensino.
O que a SBM está fazendo para mudar a situação com relação ao ensino?
A SBM tem se preocupado bastante com a produção de textos. Produção de material bibliográfico. Há 50 anos, toda a literatura que existia no país era em língua inglesa, francesa e até em alemão. Hoje em dia, os alunos das universidades estudam tudo em português, até terminar o doutorado. É um trabalho gigantesco que foi feito em 50 anos. E agora vamos entrar na parte dos cursos básicos: Cálculo, Álgebra Linear e outros cursos que são dados para as massas na universidade. E também já temos uma coleção bem grande de livros, mais de 20 títulos, para professores do ensino médio. São livros que podem funcionar como auxílio às suas aulas. A Sociedade está começando agora a entrar no mercado paradidático. É uma coisa que estamos fazendo com muito cuidado, porque é um mercado de 24 milhões de crianças.
Qual o perfil que o profissional de matemática deve ter hoje em dia?
O profissional de matemática hoje tem que ter doutorado, o bacharel é uma profissão incompleta. Para trabalhar nas universidades ou em empresas, ele tem que ter doutorado. Agora se ele vai para o ensino médio, basta ter uma graduação, mas assim mesmo eu recomendaria que ele de vez em quando voltasse à universidade. Hoje em dia, há a possibilidade de as pessoas formadas voltarem à universidade para fazer novas disciplinas, para se manterem atualizadas. E isso é importante porque pode se estabelecer um link entre a universidade e o ensino médio, o que não existe atualmente.
O senhor acha que a distância entre a universidade e o ensino médio seja um fator da baixa qualidade do ensino?
É um dos problemas e é sério. A universidade tem ficado muito isolada relativamente ao ensino médio. E isso é prejudicial ao ensino. O ideal era que a universidade fosse mais uma etapa do percurso do ensino e onde, de vez em quando, os professores circulassem.
Nos cursos de graduação, existem vagas sobrando como na pós-graduação?
Na graduação, mal se preenchem as vagas. Na maioria das universidades, elas são preenchidas ainda com sobras. Mas, em algumas universidades, os cursos lotam rapidamente e em outras, como a Unicamp, ainda há uma concorrência em torno de 10 alunos por vaga.
Fonte:http://www.ufpa.br/beiradorio/arquivo/beira35/entrevista.html

PRA QUEBRAR O GELO (TEXTO ENGRAÇADO)

Esse texto que encontrei na internet, costumo usar como "quebra gelo", sempre quando vou dar aula em turma desconhecida ou cursos, serve como uma boa ideia para um primeiro momento com a turma.


AS DUAS FREIRAS (MATEMÁTICA E LÓGICA)

Duas freiras saíram do convento para vender biscoitos. Uma é conhecida como Irmã Matemática (M) e a outra é conhecida como Irmã Lógica (L):
M - Está ficando escuro e nós ainda estamos longe do convento!
L - Você reparou que um homem está nos seguindo há uma meia hora?
M - Sim, o que será que ele quer?
L - É lógico! Ele quer nos estuprar.
M - Oh não! Se continuarmos neste ritmo ele vai nos alcançar em no máximo 15 minutos. O que vamos fazer?
L - A única coisa lógica a fazer é andarmos mais rápido!
M - Não está funcionando.
L - Claro que não! Ele fez a única coisa lógica a fazer, ele também começou andar mais rápido.
M - E agora, o que devemos fazer? Ele nos alcançará em 1 minuto!
L - A única coisa lógica que nos resta fazer, é nos separar! Você vai para aquele lado que eu vou para este lado.
Ele não poderá seguir nós duas.
Então o homem decidiu seguir a Irmã Lógica.
A Irmã Matemática chegou ao convento preocupada com o que poderia ter acontecido à Irmã Lógica.
Passou um bom tempo e eis que a Irmã Lógica chega.
M - Irmã Lógica!! Graças a Deus você chegou! Me conte o que aconteceu!!
L - Aconteceu o lógico. O homem não podia seguir nós duas então ele optou por me seguir.
M - Então, o que aconteceu?
L - O lógico, eu comecei a correr o mais rápido que podia e ele correu o mais rápido que ele podia também…
M - E?
L - Novamente aconteceu o lógico: ele me alcançou.
M – Oh, meu Deus! O que você fez?
L - Eu fiz o lógico, levantei meu hábito.
M - Oh, Irmã!!!! E o que o homem fez?
L - Ele também fez o lógico e abaixou as calças.
M - Oh, não!!!!! O que aconteceu depois?
L - Não é óbvio, Irmã? Uma freira com o hábito levantado consegue correr muito mais rápido do que um homem com as calças abaixadas!!!!!
SE VOCÊ PENSOU EM OUTRO FIM PARA A HISTÓRIA, PEÇA A DEUS PARA TIRAR TODOS ESSES MAUS PENSAMENTOS DA SUA MENTE.
CABEÇÃO!!!
SEU(SUA) PERVERTIDO(A)!!