sexta-feira, 22 de abril de 2011

ENSINAR E SER UM BOM PROFESSOR

ENSINAR E SER UM BOM PROFESSOR

Ensinar é muito mais que apenas transmitir informação. Assim como aprender é mais do que apenas absorver o que foi ensinado. Um professor bem sucedido deve ser capaz de se ajustar a uma larga variedade de estudantes, o que significa se ajustar a experiências diferentes, conhecendo estilos e atitudes para aprender, inclusive insegurança, excesso de confiança, ansiedade, preconceito, falta de motivação e até um medo irracional do assunto, quase sempre explicados pela frase "Eu não dou para isso". Geralmente a verdadeira razão é que tiveram maus professores, e por isso incapazes de motivá-los e transformar o APRENDER em algo prazeroso. O Professor completo é aquele que é também Educador, que sente prazer em provocar Aprendizagem.
O bom ensino se apresenta em muitas variedades, que podem ser vistas facilmente ao observar os estilos pedagógicos diferentes de todos os bons professores. O bom professor é aquele que procura conhecer e adaptar sua ação aos Estilos de Aprender de seus alunos. Porém, eu penso que há vários elementos comuns que podem ser identificados s em qualquer bom professor, e que podem ser resumidos na seguinte lista de metas:
·         Comunique-se com eficiência: Dizer algo que é verdade ou correto e que foi fácil para você entender, não significa que seus estudantes entenderão isso também. Você precisa olhar para o material através dos olhos deles, de forma que possa imaginar como eles reagirão ao que você lhes comunica.
·         Ajude seus estudantes a aperfeiçoar suas habilidades analíticas: É melhor ajudá-los a resolver um problema difícil do que resolvê-lo completamente para eles.
·         Embora no principio leve mais tempo, na próxima vez que eles encontrarem um problema semelhante eles poderão resolvê-lo. Esse método chama-se APRENDIZAGEM ATIVA e é um dos métodos para se chegar ao APRENDER A APRENDER.
·         Encoraje a criatividade de seus estudantes: Até estudantes que freqüentam cursos de matemática de nível médio podem ser muito criativos se receberem a oportunidade. O problema mais comum deles é que ninguém os ensinou como se fazer perguntas certas, que podem guiar o fluxo da sua intuição.
·         Mostre a seus estudantes como se comunicar com eficiência: Estando aptos a escrever coerentemente (e a expressar-se oralmente com eficiência) significa que eles realmente entenderam o assunto, e isso poderia ser a diferença entre "quase entender" e dominar o mesmo assunto.
·         Estimule o interesse e o prazer de seus estudantes pela matemática: Se você está ensinando um curso que tenha de usar matemática ou estatística evite forçá-los a decorar formulas mas faça-os compreendê-las. Aprender a utilidade E aplicações de formulas é mais importante que saber usá-las mecanicamente.
·         Promova interação entre estudantes: Ser capaz de trabalhar com outras pessoas é uma habilidade muito importante no mundo moderno, e também os ajudará a serem mais produtivos em sua classe.
·         Seja um avaliador justo: Muitos estudantes são profundamente preocupados com as notas (avaliações) que recebem. Explique claramente a seus estudantes o que é necessário para obter boas notas em sua classe, e não deixe parecer que é mais difícil ou mais fácil do que realmente é. Professor que tem prazer em reprovar alunos não é educador. É terrorista.
·         Entretenha seus estudantes: É mais fácil interagir com alguém que esta de bom humor. Procure tornar suas aulas num ambiente agradável Aprenda com sua experiência: Se algo foi particularmente bem (ou mal), pergunte a si próprio qual foi a razão. Há muitas coisas que nossos estudantes podem nos ensinar, até mesmo quando não estão conscientes disso.
·         Goste de ensinar: Afinal de contas, você está fazendo algo que gosta. Se divirta ensinando, e deixe isso transparecer! Ensinar é divertido--ou deveria ser. Professores têm o poder para entediar seus estudantes às lágrimas ou fazer suas vidas mais divertidas, ricas, e reflexivas. Quando isso acontece com os estudantes, o professor também nunca estará entediado.

         Uma excelente filosofia sobre o ENSINO está muito bem definida na afirmação: abaixo: “Os IGNORANTES, que acham saber tudo, privam -se de um dos maiores prazeres da vida: APRENDER”.

3 comentários:

  1. Vi que o seu blog está apto a filiar-se na UBM. Ja vimos que você já é um seguidor, falta então adicionar um banner a sua escolha no seu blog e fazer um post de divulgação, informando que está filiado na UBM. Este post pode ser semelhante a este. http://jonasportal.blogspot.com/2011/03/uniao-dos-blogs-de-matematica-ubm.html

    ResponderExcluir
  2. Já adicionamos o seu blog e fizemos a descrição também. Aguardamos que adicione o selo e publique o post. Apague esses comentários após a leitura.

    ResponderExcluir