quinta-feira, 21 de abril de 2011

ETNOMATEMÁTICA

Olá professores e estudantes de matemática, todos já devem ter ouvido falar nesse termo "ETNOMATEMÁTICA" que de acordo com D'Ambrósio essa palavra foi cunhada da junção dos termos techné, mátema e etno. Segundo o mesmo o Programa Etnomatemática "tem seu comportamento alimentado pela aquisição de conhecimento, de fazer(es) e de saber(es) que lhes permitam sobreviver e transcender, através de maneiras, de modos, de técnicas, de artes (techné ou 'ticas') de explicar, de conhecer, de entender, de lidar com, de conviver com (mátema) a realidade natural e sociocultural (etno) na qual ele, homem, está inserido."

Com isso, podemos dizer que a etnomatemática é a matemática construída por culturas, ou seja, nasce da necessidade que cada povo ou determinado grupo social tem de utilizar-se de métodos que envolvem uma matemática na maioria das vezes que não está nos livros escolares.

Para os que ainda querem pesquisar mais sobre esse tema que na atualidade é uma das principais tendências em educação matemática pode ler alguns livros e artigos do que  hoje é considerado o pai da etnomatemática Ubiratan D'ambrósio.


Fonte:pt.wikipedia.org/wiki/Etnomatemática

2 comentários:

  1. Estudei muito a etnomatemática, mas juro que tem coisas que não consigo aplicar no dia a dia....40 alunos em sala de aula e mais da metade nem olhando para você complica e desanima!!!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Thatiana, quando se tem uma sala com 40 alunos e na maioria sem interesse algum, torna nosso trabalho docente bem mais complicado.Sei que nem todos os assuntos podemos trazer coisas novas e motivantes para a sala de aula, mas se pudermos encaixar algum conteúdo ao cotidiano dos alunos vc verá o quanto surtirá efeito, fazendo trabalhos que envolvam pesquisa e mostrando sempre a utilidade desses conteúdos extra-classe e não apenas querendo que eles apliquem a matemática em nossos temíveis provas de final de bimestre.Muito obrigado pelo comentário e gostaria que vc seguisse esse blog e sempre comentasse e enviasse dicas, que com certeza serão de grande valia.Um grande abraço.

    ResponderExcluir